O que é Cabala?


Neste artigo introdutório vamos saber um pouco mais sobre o que é Cabala. 

O que é Cabala?
Basicamente, a Cabala é uma tradição oculta do povo hebreu, toda esta sabedoria foi transmitida oralmente por várias gerações até chegar nos dias de hoje.

A Cabala e a Árvore da Vida. 

Cabala ou Kabala?
Tanto faz, sua escrita pode ser com K,  C ou Q (Cabala, Kabala e Qabala), dois b (Cabbala, Kabbala), com h no final (Cabbalah, Kabalah). Toda esta diferença vai das adaptações sofridas na passagem de um idioma para outro, de fontes e referências. É o mesmo caso do Tarô, que também encontramos como “Tarot”.
A palavra Cabala significa Receber/Tradição.
A Cabala utiliza uma metodologia própria para interpretar significados ocultos do Torá, texto sagrado dos judeus que também está incluído na bíblia.


Divisões da Cabala:
Podemos encontrar uma porção de divisões da Cabala como Cabala prática e Cabala teórica; Cabala meditativa, Cabala profética e Cabala prática. Outros tipos de cabalas podemos encontrar a Cabala Cristã, o sabateísmo, a Cabala hermética, Cabala com base nos alfabetos (Cabala latina, cabala inglesa), e diversas novas correntes modernas.

A Cabala dogmática tenta explicar e encontrar sentidos ocultos na bíblia.

A Cabala Hermenêutica, simbólica ou artificial obedece determinadas regras hermenêuticas para decifrar o sentido oculto nos textos da bíblia. A leitura ultrapassa a tradicional leitura horizontal da bíblia e é feita uma leitura vertical dela, buscando encontrar palavras, frases e mensagens ocultas no texto.

A Cabala segue regras como Gematria, notarikon e ternura. Em um outro momento iremos aprofundar melhor estas regras, a Gematria (valores números as letras), Notarikon (utiliza como um acróstico, as letras finais e iniciais) e ternura (permuta as letras como um anagrama).

Cabala meditativa – É um ramo da cabala com ênfase na meditação para unir deus e o homem.
Cabala Prática – É um ramo da cabala que utiliza magia, métodos de vidência, diversas leituras como linhas do rosto, sonhos, ervas medicinais, entre outras formas esotéricas.
Sabateísta – Seguem  Sabbatai Zevi como seguidores e discípulos desde que foi um rabino falecido em 1676.
Cabala Cristã – Aproxima a Cabala com a religião cristã. Faz questão de ser escrita com C.
Cabala dos alfabetos – Estamos falando de diversos tipos de Cabala como a Cabala Latina e a Cabala Inglesa que são tipos de cabalas que analisam os outros tipos de alfabetos, a tradicional se ocupa do alfabeto hebraico.



Falar sobre a Cabala como podemos observar rende um conteúdo bastante longo e vasto. Neste artigo vimos apenas uma pequena introdução desta imensidão de conteúdo para ser explorado. Em momentos futuros voltaremos, atacando outros pontos de deixaram de ser explorados aqui, além de dar uma maior profundidade a pontos interessantes aqui citados.

Comentários