Significado da Cruz


A cruz é um dos símbolos mais antigos e utilizados, pode ser encontrada nas mais diversas culturas, sendo não somente um símbolo presente na Igreja Católica, mas também encontrada em civilizações das mais diversas, como egípcios, índios americanos, celtas, entre tantos outros.
A cruz é o símbolo da mais perfeita união entre os opostos, que podem ser representados pelo masculino e feminino, positivo e negativo, vida e morte, tempo e espaço, o céu com a terra, etc...


Presente nas mais diversas culturas, sendo símbolo religioso, esotérico em diferentes povos, encontramos uma imensa variedade de cruzes. Em artigos futuros vamos mais um pouco sobre as mais conhecidas como a Cruz de Anu, a Suástica, a Cruz de Cristo, a Cruz Ansata, entre outras. 

Alguns tipos que merecem destaque


CRUZ comum – Esta é a que possui mais simples, duas retas de tamanho igual que se encontram. Significado encontro de opostos como já falamos de maneira geral sobre a Cruz.



Cruz de Cristo, Cruz Cristã ou Cruz Latina – Esta cruz é o símbolo da fé cristã, católica. Sua origem está relacionada com a crucificação de Jesus Cristo que foi crucificado pelos romanos em uma cruz com esta forma.

Cruz Suástica ou Cruz gramada – A cruz suástica representa a energia do cosmos em movimento que pode ser para diferentes direções como o giro da hélice de um avião, um movimento de um moinho. Apesar de já ter sido encontrada desde a pré-história e sempre relacionada com bons significados, acabou sendo utilizada como símbolo do nazismo alemão. Depois disso acabou ficando com sua imagem ligada a movimentos nazistas, neo-nazistas, um símbolo associado ao demônio.

Cruz de Tau – Seu nome vem da letra grega tau de formato semelhante. Seu significado está ligada a um martelo, para os nórdicos o martelo de Thor e pra os egípcios um martelo de duas pontas.

CRUZ de Anu – Esta cruz é muito antiga, utilizada por povos antigos da Mesopotâmia, era utilizada para representar o céu e o Deus Anus.

Cruz Ansata ou Cruz Ankh – Um dos mais importantes símbolos do Egito Antigo. A cruz Ankh e um hieróglifo, símbolo significando a “vida eterna”. 

Comentários