As estrelas de Davi


O significado da estrela de Davi ou David.

As diferentes denominações: A estrela de 6 pontas, também é conhecida como estrela de David, escudo supremo de David, hexagrama.
A estrela de 6 pontas, além de uma estrela simples com suas seis pontas, conforme o ponto de vista, é formada por um hexágono com 6 triângulos em cada um dos seus lados ou dois triângulos invertidos e sobrepostos. 
Entre diversos significados para o hexagrama: encontramos a união de opostos representada pelos dois triângulos invertidos; a junção das forças ativas e passivas, a união do masculino com o feminino e a união do céu e da terra. Uma das interpretações da união dos dois triângulos seria para representar os três princípios do Judaísmo (criação, revelação e redenção) com a tríade Deus-homem-mundo.

A estrela de David – O significado da estrela de Davi é de uma estrela de 6 pontas com grande poder mágico como amuleto de proteção. Ligada aos poderes mágicos do anel de Salomão, a estrela de Davi teria o poder capaz de controlar gênios e demônios.  Cabe destacar que o anel mágico do Rei Salomão possuiria um pentagrama ou hexagrama embutido (as fontes divergem se o anel teria uma estrela de 5 ou de 6 pontas).


Encontramos o anel de salomão, pingentes, jóias inspiradas na estrela de 6 pontas e no famoso anel mágico de Salomão. 

O escudo de David– Contam os judeus que o exército do rei Davi possuía o símbolo escrito ou preso nos escudos dos soldados. A origem também estaria associada com o nome do Rei, David em hebraico seria escrito por três letras, Dálet-Vav-Dálet., a escrita destas letras juntas formavam a estrela de Davi.

A estrela de David na Cabala – Segundo a Cabala, a estrela de Davi representaria as 7 emanações divinas. Cada triangulo representaria uma das emanações e o hexágono central representaria a sétima emanação Malchut.

Numerologia do Hexagrama – Está ligado principalmente com o número 6 (estrela de 6 pontas), porém como vimos em algumas representações encontramos associações com os números 2 (dois triângulos sobrepostos inversamente), 3 (as três letras hebraicas do nome de Davi) e 7 (6 triângulos e um hexágono).

Nesta imagem podemos visualizar os dois triângulos na Estrela de Davi, note um triangulo na cor azul escuro e outro triangulo na cor azul claro. 

Símbolo de Israel e dos Judeus – A estrela de 6 pontas é encontrada na bandeira do Estado de Israel e é um dos símbolos mais populares da cultura judaica. Está para a religião judaica assim como a cruz está para os católicos. Os alemães na segunda guerra chegaram a marcar os judeus com o símbolo.

Bandeira do Estado de Israel com a estrela de Davi no seu centro. 
A estrela de 6 pontas em outros povos – Os judeus difundiram o símbolo, mas ele não é exclusivo do povo judeu. Encontramos o símbolo em diversas religiões, muçulmanas e até evangélicas.

O hexagrama na Índia – Tem profundo significado estando presente em vários yantras e é encontrado na história hindu e em diversos rituais. Um dos significados para o Hexagrama são a união dos deuses Shiva e Shakti, a eterna regeneração das forças do universo e o perfeito equilíbrio entre deus e o homem.
Hexagrama na cultura indiana. 

O hexagrama no Budismo – Aparece no livro tibetano dos mortos acompanhado de uma suástica.

O hexagrama satânico – Engana-se que pensa que só o pentagrama seria símbolo utilizado em magia negra. O Hexagrama também possui utilização demoníaca.

A estrela de Davi e o 666, o número do Diabo. 


Para começar o número 6 é associado ao capeta e o número 666 pode ser encontrado também na estrela de Davi, quando notamos um hexágono no centro (figura de 6 lados), o número de pontas da estrela (6) e os 6 pontos sobrepostos do encontro entre os dois triângulos.  Envolvido em um círculo também teríamos o 666, com 6 triângulos, um hexágono (figuras de 6 lados) e 6 novas figuras que surgem no espaço vazio entre a estrela e o círculo.
O hexagrama chega a ser considerado por alguns feiticeiros como mais poderoso que o pentagrama, o 666 e a ponta extra dariam muito mais poderes.
A face do Baphonet também pode surgir em uma estrela de Davi sem nenhum constrangimento, nem precisando estar na forma de hexagrama invertido, como ocorre quando invertemos o pentagrama.
A face da capeta pode ser inserida na estrela de Davi sem precisarmos sequer invertê-la. E o coitado do Pentagrama que ganha a fama... 

Alguns evangélicos fanáticos ficam buscando desesperadamente justificativas para libertar a estrela de Davi da associação com a magia negra, mas não titubeiam em fazer a associação do símbolo da Wicca com o Pentagrama invertido. Como diria o famoso o ditado “pimenta no olhos dos outros é refresco”. O fato é devemos estar preocupados com a intenção que estamos utilizando determinado símbolo. Se as intenções são boas, podemos utilizar pentagramas, hexagramas ou estrelas de David e tudo nesta vida. Afinal, uma simples faca com má intenção também pode machucar uma pessoa, mas nem por isto ela deve ser banida, pois também nos serve para cortar o sagrado alimento. 

O hexagrama e o deus saturno – O deus Saturno, considerado demoníaco, também teria significado associado ao hexagrama. 
Hexagrama com os 6 planetas antigos e Saturno no topo. 


A estrela de Davi com um círculo – Diferente do caso do Pentagrama, a presença de um círculo em volta da estrela de Davi não é alvo de grande diferença em seu significado. Mas a maioria das representações do pentagrama estão sem um círculo. O movimento Nova Era utiliza a estrela de Davi com um círculo em volta como símbolo da unificação das forças cósmicas com a humanidade.

Hexagrama Unicurso ou Unicursal – Este hexagrama é um pouco diferente, pode ser desenhado trançando-se uma única linha e tem um desenho diferente do hexagrama uniforme. O fato de ser possível desenhar um Hexagrama com uma linha continua confere ao Unicursal utilização especial para determinados tipos de rituais.


O hexagrama Unicursal tem seu significado associado a um elevado grau de autoconhecimento. E o fato de poder ser traçado com uma linha continua confere ele um significado de utilizar caminhos mais diretos para atingir os objetivos, podendo assim ser considerado com poderes mágicos de efeitos mais rápidos que o hexagrama uniforme.
Alguns consideram o Hexagrama Unicursal como o verdadeiro selo de Salomão. Para outros, uma evolução do Hexagrama em uma versão muito mais completa. 
Porém o desenho do hexagrama Unicursal também pode ser muito mais facilmente identificado com uma cabeça maligna. 

Enxergamos com facilidade dois olhos, a boca no triangulo inferior também seria facilmente incluída no símbolo.

E falar sobre o Hexagrama, Estrela de Davi, rende assuntos que não terminam mais... Ficamos por hoje por aqui. 

Comentários