Símbolos e significados dos sinais gráficos: A magia oculta

Símbolos e significados – A magia oculta dos símbolos.
Que significados ocultos podem estar por trás de símbolos como um simples ponto, um triangulo ou um quadrado? A simbologia esotérica dos sinais gráficos será apresentada neste artigo.
O dedo do criador no ponto de partida da criação do universo. 

Ponto – O significado do ponto é o início, o começo do mundo, a origem de todas as coisas, o ponto de partida. É um sinal gráfico de grande espiritualidade. Também pode ter o seu significado relacionado de maneira totalmente oposta, podendo representar o final, a reunião do cosmo, o retorno de onde tudo começou, o recomeço. Segundo diferentes crenças também pode ter significados relacionados com: o número 1, o centro, o foco, o ponto de energia, a luz, o princípio da criação divina, deus e o poder supremo.


Linha – O significado da linha geralmente pode ser associado com um caminho, movimento, trajetória, as linhagens. E todo caminho pode ser bom ou pode ser ruim, devido a grande variedade de linhas existentes como linhas curvas, linhas retas, traçados irregulares, podemos encontrar uma diversidade imensa de caminhos e conseqüentemente significados destes caminhos. A posição de uma linha também pode gerar diferentes interpretações, pois podemos encontrar linhas verticais, horizontais, paralelas, divisórias, inclinadas...  A forma com que uma linha é traçada também pode alterar completamente o seu significado, duas linhas podem ter aparência idêntica, porém cada uma foi traçada de maneira oposta, enquanto uma pode estar indo, a outra pode estar voltando.

Os caminhos parecem iguais, mas podem levar para destinos completamente diferentes. 

  Veremos mais sobre os diversos tipos de linhas de maneira mais aprofundada em um artigo posterior.


Círculo – Simboliza o infinito, o universo, o completo, a eternidade, a perfeição de deus, a harmonia do universo, pode significar o tudo e também o nada. Segundo diferentes crenças também pode ter significados relacionados com: a roda, o movimento, o natural, o feminino, a aliança, a união, o número zero, o sol, o ouro, o fogo, proteção e poder, e tudo que é cíclico.

Um círculo de fogo, muitos rituais mágicos são feitos dentro um círculo.

Cruz – Significa o encontro entre opostos, a união de opostos que podem representar: a união do masculino com o feminino, a junção do positivo e do negativo, o encontro da vida com a morte, o encontro do tempo com o espaço.
Na maioria das vezes, uma cruz surge do encontro de duas linhas retas, mas podemos encontrar linhas curvas, mais de duas linhas, cruzamentos localizados mais no topo ou na parte inferior da cruz, de maneira que isto acaba por gerar uma infinidade de diferentes símbolos e significados. Por isso, com mais profundidade veremos em um outro momento as mais famosas, como a cruz egípcia, a cruz tau, a cruz papal, a cruz suástica, entre tantas outras.

Jesus na Cruz. 



Triângulo – Seu significado está ligado com o número três, o triplo, ternários ou tríades. Podemos encontrar como tríades: a do hinduísmo (deuses Brahma, Shiva e Vishnu), a da Wicca (a mãe tríplice), a grega (deuses Zeus, Hades e Posseidon), a do tempo (passado, presente e futuro).
Existem diferentes tipos de triângulos, como o equilátero  isósceles (positivo e negativo) e o escaleno, e para estas diferenças também encontramos diferentes significados. Um triângulo equilátero simboliza o perfeito equilíbrio entre três aspectos ou forças. Já um triângulo isósceles positivo (com a ponta do triangulo apontando para a cima) representa o masculino e o elemento fogo, enquanto um triângulo isósceles negativo (com a ponta apontando para baixo) representa o feminino e o elemento água. Um triangulo escaleno pode representar o elemento ar, enquanto um triangulo retângulo pode representar a terra. Em um outro momento veremos os triângulos com mais detalhes e profundidade.
Triangulo simbolizando o casamento, Deus unindo marido e esposa. 

Quadrado e Retângulo – É símbolo da matéria, da passividade, da segurança e da estabilidade. Está ligado com o número 4 com cada um de seus lados representando os 4 elementos (ar, terra, água e fogo), os 4 pilares da sabedoria humana (religião, filosofia, ciência e arte).
O quadrado também pode representar oposição ao círculo, simbolizando o fim do movimento, o ato de parar e ter limites. A suas formas raramente encontradas na natureza fazem o quadrado ser bastante utilizado para representar o mundo artificial, as construções, as ruas, a tecnologia.
O significado do Retângulo na maioria das vezes é o mesmo do quadrado, sua distinção geralmente é rara. É conhecido pelos maçônicos como o “quadrado longo”.

O quadrado em oposição ao círculo no Homem Vitruviano. Enquanto o círculo nos passa a ideia de movimento, o quadrado passa a ideia de estática. 



Pentágono – É uma forma geométrica com 5 lados, está ligada com o número 5, ao homem com os 5 sentidos e a divisão do seu corpo em 5 parte e em comparação com o quadrado, o pentágono trás o quinto elemento (o éter). O Pentágono na China simbolizaria os 5 elementos da natureza (Madeira, Metal, fogo, terra e água). Também significa o centro de força militar, o deus Marte, o deus da guerra. O Pentágono é bastante associado como o centro da estrela de 5 pontas, o pentagrama.

Vista aérea do Pentágono, sede do departamento militar dos Estados Unidos. Para quem gosta de poder oculto dos símbolos, este é um prato cheio. 

Hexágono – Com 6 lados, o significado do Hexágono está associado com o número 6, o número da iniciação, dos insetos. Também pode representar o movimento disperso nas mandadas. O Hexágono é bastante associado como sendo o centro da estrela de 6 pontas, o hexagrama ou estrela de Davi.

É fantástico as abelhas conseguirem formar uma estrutura de hexágonos tão complexa como é a colmeia.


Estrela – Significa a luz, o espírito, a aparição de uma estrela pode significar a oportunidade para a realização espiritual.
Conforme o número de pontas temos pentagramas, hexagramas, estrelas de 7 pontas,entre outras. Devido a sua grande variedade e complexidade veremos de maneira mais aprofundada cada uma em outro momento.

Um tipo de pentagrama representando os 5 elementos. 

A simbologia esotérica dos principais sinais gráficos está concluída. Neste primeiro momento, quisemos apresentar um resumo das formas básicas. Mas como já informamos antes, voltaremos em outro momento para mostrar com mais destalhe e profundidade que cada símbolo merece. 

Esta seção é semanal, toda a sexta-feira teremos uma nova postagem sobre o significado de algum símbolo. 


Comentários