A espiritualidade do Advento e do Natal

Na tradição cristã, o Advento é um tempo de preparação para a celebração do Natal. Conheça aqui seus significados e saiba como você também pode entrar nesse clima.

Tradição cristã

Quem participar de alguma Missa nesse domingo, 28 de novembro de 2010, presenciará o início das celebrações católicas do tempo do Advento. Provavelmente haverá uma guirlanda com quatro velas próxima ao altar, sendo que apenas uma das velas será acesa. 

Isso significa que hoje é o primeiro domingo do Advento, e a cada domingo mais uma das velas será acesa, indicando a aproximação do Natal. Além disso, a cor utilizada nas vestes do sacerdote e na toalha do altar será o roxo, simbolizando que, para a Igreja, esse é um tempo de penitência, arrependimento e mudança de vida.

Origens pagãs

Como todos sabem, o Natal cristão comemora o nascimento de Jesus, considerado o Filho de Deus e Salvador da humanidade. Mas as origens do Natal são muito mais antigas do que o próprio cristianismo. Portanto, mesmo que você não seja cristão, pode entrar no clima desse tempo especial e também enriquecer-se espiritualmente.

Na verdade, a data real do nascimento de Cristo não é conhecida, pois não há nenhuma indicação bíblica ou histórica que permita reconhecê-la com exatidão. A Igreja fixou o dia 25 de dezembro como data comemorativa porque nesse dia antigas tradições pagãs da Europa festejavam o dia do Deus Sol. Essa celebração era associada ao Solstício do Inverno, data em que a noite é maior do que o dia e em que o Sol está mais "fraco". Assim, era necessário adorá-lo para que as trevas não tomassem conta do mundo. Muitos dos símbolos hoje ligados ao Natal têm sua origem em antigas tradições e símbolos pagãos, entre elas a árvore de Natal, a iluminação especial das casas e até mesmo o Papai Noel.

Como vivenciar esse tempo

Com o passar do tempo, o Natal transformou-se na data mais celebrada pelos ocidentais, entrando na cultura e no imaginário de inúmeros povos. É praticamente impossível manter-se totalmente à parte dessa comemoração. Na visão capitalista, a tradição de trocar presentes acabou por fazer dessa uma época de consumo desenfreado, muitas vezes esvaziando o próprio significado da data.

Seja você cristão ou não, você pode encontrar sua forma de vivenciar o Advento e o Natal como uma época especial. Seja através da decoração de seu lar, da meditação sobre o significado dessa época, da celebração em família ou da ajuda aos necessitados, cabe a cada um encontrar a sua maneira de viver essa magia. Durante as próximas semanas, publicaremos várias matérias falando dos símbolos natalinos presentes na várias tradições espirituais e também dando dicas de rituais e simpatias para essa época. Então fique ligado!

Confeccionando uma guirlanda do Advento

E que tal começar confeccionando sua guirlanda do Advento? Você só vai precisar de uma coroa ou ramos de pinheiro ou cipreste (se não tiver, podem ser até artificiais), com laços e enfeites vermelhos e quatro velas. Após confeccioná-la, deixe-a em um lugar de destaque (uma boa opção é a mesa das refeições).  A cada domingo, começando hoje, acenda uma das velas e crie seu próprio ritual. 






A guirlanda do Advento é símbolo de esperança e alegria. Uma antiga lenda diz que ela atrai sorte e prosperidade para os moradores e para todos os visitantes daquela casa. Na noite de Natal, substitua as quatro velas por uma única vela no centro da guirlanda. Ela representa que chefou enfim o Natal, a grande data celebrada.

Comentários