Série Especial: "Magia Junina - Santos, simpatias e tradições"

Iniciamos hoje uma série especial de postagens no blog, a respeito do misticismo ligado ao mês de junho no Brasil. Você vai conhecer mais sobre as tradições juninas, seus santos, festas, simpatias e celebrações.

Origens das festas juninas: de pagãs a cristãs

Embora as festas juninas celebrem populares santos cristãos, em sua origem elas são celebrações relacionadas com as festas pagãs do solstício de verão, comemorado no dia 24 de junho no Hemisfério Norte. No Brasil, era chamada inicialmente de joanina, em referência a São João. É comemorada com fartura de comidas típicas, quadrilhas em torno de fogueiras e muita música. 

Estudiosos explicam que que as festas juninas são herança, assimilada pela Igreja Católica, de festividades pré-cristãs ligadas a cultos de fertilidade. No Hemisfério Norte, junho marca a chegada do verão, da abundância e da alegria. Nessa época, os pagãos europeus comemoravam o solstício de verão (no Brasil, país do Hemisfério Sul, as datas foram preservadas, embora caiam no mês do início do inverno) com rituais ligados às colheitas, dos quais faziam parte sacrifícios aos deuses da terra e da fertilidade. Mas essa tradição é ainda mais antiga: já existia nas culturas egípcia e grega, que a passaram aos romanos.

O 24 de junho assinalava uma das festas mais importantes dos celtas. Esse é o dia do solstício de verão no Hemisfério Norte, o momento culminante da viagem do Sol nos céus. A data era vista com especial reverência pelos antigos. A vida daquelas comunidades essencialmente agrárias era regida por fenômenos astronômicos, e a mudança do ciclo solar representava o início de um novo ano.

Acreditava-se que, nesses momentos, abriam-se as portas entre o reino da terra e o dos céus. Por um lado, as almas dos mortos podiam revisitar os velhos lares para se aquecer junto às fogueiras e se reconfortar com as homenagens que lhes eram prestadas.Assim, quando o celta de antigamente dançava ao redor da fogueira, comia, bebia e cantava, não o fazia apenas para si, mas também para todas as almas amigas que, acreditava, estavam a seu redor. A crença na presença dos espíritos amigos deu origem a numerosas práticas de adivinhação existentes ainda hoje nas festas juninas.

A importância dessas festas era tão grande que a primitiva Igreja cristã não conseguiu acabar com elas, embora as considerasse pagãs. Ela foi, ao contrário, obrigada a trazer essas celebrações para o calendário cristão e a revesti-las com um significado litúrgico. Estabeleceu, assim, em 24 de junho o aniversário de João Batista. declarou-se então que as fogueiras e a alegria geral aconteciam em sinal de regozijo pelo aniversário do santo que batizou Jesus. Segundo a lenda, quando São João nasceu, Santa Isabel, sua mãe, mandou acender uma fogueira no alto de uma colina para avisar sua prima Maria, que morava longe. Foram os portugueses os responsáveis por trazer ao Brasil o costume de acender fogueiras durante as festas juninas.

Você vai ler nas próximas postagens:

* Os significados dos símbolos juninos

* Quem são os santos juninos

* Simpatias de São João

* Simpatias de Santo Antônio

Comentários