O simbolismo das festas juninas

Nas festas juninas, tudo tem um significado ligado a antigas tradições místicas. Conheça aqui o significado de cada elemento presente no "arraial", no segundo post de nossa Série Especial "Magia Junina - Santos, simpatias e tradições"

Mastro
Diz a lenda que, quando São João Batista nasceu, Santa Isabel mandou erguer um mastro e acender uma fogueira para comunicar o nascimento do filho a Nossa Senhora. O rito do mastro origina-se da "árvore de maio", mito de origem celta. O mastro é também um símbolo fálico de fertilidade e proclamação da abundância de alimentos produzidos pela terra.

Pau-de-sebo
Sua origem também se relaciona com a "árvore de maio" e o mastro de São João. É um símbolo da escalada que leva ao Paraíso e do esforço a ser desprendido para alcançar a divindade.

Fogueira
Acesa logo após o erguimento do mastro, a fogueira simboliza a vida humana e o conforto e a tranquilidade da alma. Movidas pela fé, as famílias participam de simpatias, rezas e, muitas vezes, atravessam a fogueira de pés descalços ou saltam sobre ela (símbolo de purificação).

Fogos de artifício
Servem para espantar maus espíritos, protegendo os habitantes do lugar e a natureza. Nas festas juninas, esse rito é resgatado com a ajuda de rojões, busca-pés, bombinhas.

Balões
Costume originário da China, o balão representa uma oferenda às divindades, uma mensagem da terra para o reino dos céus.

Quadrilha
Contribuição deixada pela família real portuguesa no século 19, a quadrilha tem sua origem na dança aristocrática francesa da corte dos luíses. Ela tomou características populares com a animação nas fazendas de bailes caipiras. Sobrevive sobretudo nas noites de São João, nas quais figurantes fazem uma representação caricatural de um casamento na roça.

Sortes e adivinhação
As sortes e adivinhações revelam possíveis casos de amor e casamentos vindouros. São realizadas nas noites de São João e Santo Antônio.

Boi-bumbá
Conhecido também por bumba-meu-boi, esse folguedo é praticado principalmente nas regiões Norte e Nordeste. Na festa, a devoção respeitosa ao animal é apresentada com dramaticidade temática, cores, músicas, cantadores, toadas e expressões populares.

Casamento
A união de um homem e de uma mulher, em busca da procriação, estabelece um paralelo entre a terra fecunda e a força fecundante vinda do céu. Assim sendo, a representação de uma aliança conjugal no festejo alcança uma simbologia profunda e arcaica.

Comidas e bebidas
A fartura de comidas típicas e saborosas significa uma celebração da fertilidade e da abundância proporcionada pela Natureza. Ao mesmo tempo, são oferendas feitas aos deuses e aos espíritos ancestrais para que a fartura se faça sempre presente.

Leia na próxima postagem:

Quem são os santos juninos

Comentários

Zilda Santiago disse…
Usando suas postagens para um pesquisa do meu neto e dando os créditos.Valeu!!!!