Série Especial "Baralho Cigano - O futuro ao seu alcance"

Começa hoje uma nova série de postagens no Magia do Bem. Dessa vez, nosso assunto é o Baralho Cigano, também conhecido como Tarô Cigano. Você conhecerá um pouco sobre a história dessas cartas mágicas, o significado de cada uma e métodos para a leitura do oráculo.

As origens das cartas ciganas

O Baralho Cigano foi criado tendo por base o Tarô, um dos sistemas divinatórios mais difundidos no mundo todo há vários séculos. As cartas ciganas adaptaram o Tarô, tornando-o mais simples e mais acessível para a população em geral. Enquanto o baralho de Tarô apresenta 78 cartas divididas em Arcanos Maiores e Menores, o Baralho Cigano apresenta apenas 36 cartas divididas em 4 naipes.

A origem do Tarô  tem várias teorias plausíveis: para alguns, os mistérios acumulados pelo povo do Continente Atlante teriam sido passados aos sacerdotes egípcios, e esses, para preservarem o conhecimento adquidrido ao longo dos séculos, teriam concluído que a melhor maneira de conservar a síntese de todo conhecimento seria elaborar figuras simbólicas gravadas em pedras, tábuas de madeira ou papiros.

O povo cigano teria entrado em contato com esses símbolos, desvendando-os e incorporando-os às suas tradições e ao seu modo de vida. Assim surgiram as modificações que originaram o novo oráculo que, com o passar do tempo, ficou conhecido como Baralho Cigano.

Além de muitas outras hipóteses, sabe-se que somente no século XVIII ele chegou ao conhecimento do público na França, através de Mde. Lenormand, que adaptou as lâminas ao baralho comum e propiciou sua difusão por toda a Europa.

Como adquirir o Baralho Cigano

Por ser muito popular, há muitas versões do Baralho Cigano disponíveis no mercado e com preços que variam. Podem ser encontrados em lojas esotéricas, lojas de artigos religiosos e até mesmo em livrarias. 

No próximos dias, você lerá nesta série especial:

Métodos de leitura do baralho cigano

Comentários