Mabon, o Equinócio de Outono

O dia 21 de março marca o início do Outono no Hemisfério do Sul. Nesse dia, a duração do dia e da noite é idêntica, e a tradição pagã o celebra como uma data muito especial.

Na tradição pagã e na Wicca, o outono é o período no qual o agradecimento marca as nossas vidas. No
passado, comemorava-se o fim das colheitas e iniciavam-se os preparativos para o Inverno. No Equinócio do Outono, dia e noite se equivalem. É quando se festeja o Sabat de Mabon (pronuncia-se "mêi-bon"). É do dia de agradecer aos antepassados e às divindades por tudo o que conseguimos.
O nome Mabon refere-se a uma antiga divindade celta, também conhecida como Angus, o Deus do Amor. Sendo assim, é uma data em que se pede por harmonia, amor e proteção para as pessoas que amamos.Os celtas realizavam um grande festival, em que agradeciam pela colheita e relembravam os ancestrais.

Celebre Mabon como uma data de gratidão por tudo o que você conquistou. E para isso você não precisa seguir rituais complicados. Basta buscar permanecer alguns minutos junto à Natureza e fazer uma prece de agradecimento. Você pode também montar um pequeno altar com oferendas ligadas a Mabon (veja abaixo) e fazer a seguinte invocação:

"Ar, fogo, água, terra, ventre da vida, morte para renascer! A grande roda das estações gira, o fogo sagrado do Sabat queima. Somos todos crianças da deusa, e para ela devemos retornar. Abençoadas seja a deusa do amor, criadora de todas as coisas selvagens e livres. O calor do verão deve agora terminar. A grande roda solar girou novamente. Que assim seja!"

O Sabat de Mabon está ligado aos seguintes elementos:

Cores: marrom, verde, amarelo, vermelho

Plantas e ervas: alecrim, calêndula, sálvia, noz, açafrão, camomila, girassol, trigo, maça seca, folhas de carvalho

Pedras: âmbar, quartzo translúcido, olho-detigre, citrino

Velas: marrom, cor de vinho ou roxas

Incensos: hibisco, mirra, rosa e sálvia

Decoração: ramos de ervas secas, girassóis, folhas secas, batas, bagas e epigas de milho

Comidas e bebidas: abóboras, grãos em geral, pães, bolos, raízes, batatas, nozes, cidra com canela, vinho

Atividades tradicionais de Mabon: andar pelos campos, fazer grinaldas e oferecer à natureza, fazer vassouras mágicas, confeccionar amuletos, fazer oferendas com frutas e flores aos deuses, colocar espigas de milho na porta de casa.

Ostara

Se você está no Hemisfério Norte, o Sabat a ser comemorado é Ostara, o Equinócio da Primavera. É a data que celebra o renascer da Natureza após o inverno, com rituais que festejam a fertilidade.


Comentários